OS BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HIBISCO

image

O chá de hibisco virou o queridinho de quem deseja perder peso e ficar com a barriga chapada. Mas não vale atacar o hibisco do jardim! A espécie que rende este chá é a hibiscus sabdariffa e não tem nada a ver com as flores ornamentais que vemos espalhadas por aí! Veja aqui os benefícios do chá de hibisco e como tomá-lo!

Os benefícios do chá de hibisco

Basta colocar no Google “chá de hibisco” para encontrar uma infinidade de benefícios como queima de gordura (sobretudo da região abdominal),emagrecimento, efeito diurético, diminuição do colesterol ruim, etc. Mas será que todos estes benefícios estão comprovados?

A nutricionista Maiara Fidalgo chama atenção para o fato de que há poucos estudos sobre a ação da infusão de hibisco (hibiscus sabdariffa), mas ressalta que as pesquisas existentes apontam que o conjunto de ácidos orgânicos contidos no extrato desta planta tem ação antioxidante, redutora de lipídios totais, colesterol e triglicerídeos, bem como de estimulação das funções hepáticas e renais! Ou seja, ao que tudo indica, é uma infusão cheia de benefícios e, que dentro de um conjunto maior de ações, pode ser um grande aliado no emagrecimento.

Mas como consumir o chá de hibisco com saúde?

Não adianta querer emagrecer tomando o chá de hibisco apenas, sem mudar a alimentação e encarar uma rotina de exercícios físicos.

A ação diurética do chá de hibisco é realmente muito forte, falo em primeira pessoa neste caso porque experimentei o uso da infusão durante 1 semana antes de escrever a matéria, tomando 1 xícara de 100 ml por dia. Fui muitas vezes ao banheiro, mais do que imaginei que aconteceria! Mas como o tempo foi curto, não notei nenhum outro tipo de efeito significativo.

Talvez por isto mesmo, a nutricionista Maiara faça questão de ratificar que em sua conduta clínica indica a infusão de hibisco apenas para diminuição da retenção de líquidos e, é claro, dentro de um contexto de mudanças alimentares saudáveis, em conjunto com atividade física. Sozinho nem o chá de hibisco nem qualquer outro produz emagrecimento de verdade!

Chá de hibisco ou chá verde? Qual o melhor?

Na verdade não é possível apontar qual seja o melhor, isto depende do objetivo e do organismo de cada pessoa. No entanto, segundo Maiara o chá verde possui uma quantidade de estudos muito maior comprovando a sua forte ação antioxidante!

Qual a contraindicação do chá de hibisco?

Quem tem problemas renais não deve consumir o chá de hibisco. Gestantes, lactante, crianças e qualquer pessoa com uma condição de saúde específica só devem consumir o chá de hibisco com orientação médica. Maiara também dá uma dica importante que serve para todos os tipos de chás: nunca utilizar chás em conjunto com medicamentos, pois isto pode interferir na absorção dos mesmos. Tome o chá no mínimo 1 hora após o uso do medicamento.

E como tomar o chá de hibisco?

O ideal é no período da manhã, basta preparar uma infusão com o saquinho de chá ou as flores desidratadas (encontradas em lojas de produtos naturais); uma xícara por dia é o suficiente.

Para um consumo superior a este, é preciso levar em conta os objetivos e o histórico clínico do indivíduo, ou seja, o ideal é procurar um nutricionista e não seguir as dietas “exageradas” espalhadas por aí que sugerem o consumo de até 1 l ou 2 l de chá de hibisco por dia, isto pode prejudicar o seu organismo ao invés de ajudá-lo!

Maiara Fidalgo
Nutricionista e especialista em Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis e nutrição comportamental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s