TRATAMENTO CASEIRO PARA RINITE ALÉRGICA

image

A rinite alérgica é um conjunto de sintomas, principalmente no nariz e nos olhos, que ocorre quando você respira alguma substância que lhe dá alergia, como pó, pelo de animais ou pólen.

CAUSAS
 
Um alérgeno é uma substância que desencadeia uma alergia. Quando uma pessoa com rinite alérgica respira um alérgeno, como pólen ou pó, o corpo libera substâncias químicas, incluindo a histamina. Isso causa sintomas alérgicos, como irritação, inchaço e produção de muco.

A febre do feno envolve uma reação alérgica ao pólen. (Uma reação parecida ocorre com a alergia a mofo, pelo de animais, poeira e outros alérgenos similares inalados.)

Os polens que causam a febre do feno variam dependendo da pessoa e da região. Os polens minúsculos e difíceis de enxergar causam a febre do feno com mais frequência. Exemplos de plantas normalmente responsáveis pela febre do feno:

Árvores (de folhagem sazonal ou permanente)
Gramíneas
Tasneira
 
A quantidade de pólen no ar é um fator determinante para o surgimento dos sintomas da febre do feno. Dias quentes, secos e com muito vento têm probabilidade maior de apresentar altas quantidades de pólen no ar do que dias frios, úmidos e chuvosos, quando quase todo o pólen vai para o solo, carregado pela água.

SINTOMAS
 
Alguns sintomas da rinite alérgica possíveis de ocorrer logo após entrar em contato com a substância que causa alergia são:

Irritação no nariz, na boca, nos olhos, na garganta, na pele ou em qualquer outra região;
Problemas com odores;
Coriza;
Espirros;
Lacrimejamento nos olhos.
 
Sintomas da rinite alérgica que podem se apresentar posteriormente:

Congestão nasal;
Tosse;
Diminuição da audição e diminuição do olfato;
Dor de garganta;
Olheiras;
Olhos inchados;
Fadiga e irritabilidade;
Cefaleia;
Problemas de memória e lentidão de raciocínio.
 
TRATAMENTO CASEIRO
 
O tratamento caseiro para rinite alérgica pode ser feito com o chá ou xarope de sabugueiro pois ele possui propriedades expectorantes e descongestionantes.

Chá de sabugueiro para rinite alérgica
 
Ingredientes:

5 g de flores secas de sabugueiro
200 ml de água
 
Modo de preparar:

Juntar a água fervente e as flores de sabugueiro, deixar repousar por 10 minutos, em seguida coar e tomar 3 xícaras por dia.

Xarope de sabugueiro para rinite alérgica
 
Ingredientes:

4 a 5 ramos de sabugueiro
1 litro de água
1 kg de açúcar
20 g de ácido cítrico (vendido em farmácias)
 
Modo de preparar:

Colocar os ramos de flores de sabugueiro num recipiente, despejar a água fervente e adicionar o açúcar e o ácido cítrico.  Em seguida deve-se misturar bem os ingredientes e deixar a mistura ao abrigo da luz e do calor misturando 2 vezes ao dia, por 2 dias.

Após este período coar, aquecer a mistura para dissolver bem o açúcar e o ácido cítrico e colocar numa garrafa. Tomar 1 colher de sopa do xarope 3 vezes ao dia.

As folhas de sabugueiro para o chá devem estar secas pois as folhas frescas do sabugueiro pode causar reações alérgicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s