BENEFÍCIOS DO ABACAXI

image

O abacaxi é o fruto de uma planta perene nativa da América do sul. É uma fruta suculenta, saborosa e refrescante, com um grande teor de vitaminas, minerais, fibra e enzimas digestivas que a transformam em um alimento muito saudável.

Em países de idioma espanhol é denominado ananás ou piña, ele pode ser plantado em toda e qualquer área aquecida do planeta.

Cultivo do abacaxi

A planta não é muito alta, têm folhas duras e lanceoladas, de até um metro de largura e ainda que só dê fruto uma vez a cada três anos, produz um fruto apreciado, que é o segundo cultivo mais estendido na América do Sul (superado apenas pela banana).

A maior parte é consumida na região de produção e o resto é enlatado em calda para exportação.

Sua produção é favorecida por climas tropicais. Os principais países produtores são o Brasil, Costa Rica, China, Filipinas, Índia e Tailândia, com mais de 50% da produção mundial. A espécie de abacaxi mais cultivada é a smooth Cayenne, originária da Guiana Francesa.

A cidade de Tarauacá, no interior do Acre, ficou famosa pela produção de abacaxis gigantes, o maior já relatado chegou a 15 kg. (Fonte: G1)
 
Valores nutricionais

O abacaxi tem grande quantidade de vitamina C, além de B1, B2, B3, B6, B9 e E. Também contém minerais como o potássio, magnésio, iodo, cobre e manganês.

Outros componentes são os ácidos cítrico, málico, oxálico e uma enzima conhecida como bromelina.

É rico em fibras e não apresenta gorduras e nem proteínas, o que o torna benéfico para dietas. Oferece apenas 50 calorias para cada 10 gramas, ainda que em calda essa quantidade possa aumentar ligeiramente.

Seu sabor doce e sua qualidade aquosa fazem com que transmita a sensação de saciedade.

O abacaxi é rico em fibras e não apresenta gorduras nem proteínas, o que o torna um ingrediente ideal para dietas de emagrecimento.
 
Propriedades saudáveis

Para começar, sua alta dose de vitamina C nos ajuda na proteção com antioxidantes contra os radicais livres, prevenindo doenças como a arteriosclerose, cardiopatia diabética, inflamações em articulações e certos tumores.

As vitaminas B1 e B6 são vitais para o bom funcionamento dos músculos, coração, sistema nervoso e sistema imunológico.

O manganês ajuda aos tecidos conjuntivos e ossos, ao metabolismo de gorduras e carboidratos, assim como a absorção de cálcio e a regulagem do açúcar no sangue.

“O suco de abacaxi é um ótimo remédio caseiro para quem deseja emagrecer.”

Benefícios da bromelina

bromelina oferece uma infinidade de propriedades, e o melhor é que o abacaxi contém um altíssimo teor dessa enzima.

Ela ajuda na digestão de proteínas, reduzindo incômodos como acidez, gases ou inflamações, além de ajudar a extrair melhor os nutrientes dos alimentos.

Sem adentrar muito no assunto, pois seria necessário dedicar um artigo inteiro para falar da bromelina e descrever todos os seus benefícios, citaremos alguns.

Ela é eficaz para feridas, queimaduras, mordidas de insetos, redução de inflamações esportivas como torções, tendinite, aliviar dores da artrite e doenças das veias como varizes ou hemorroidas.

Além disso, estudos recentes insistem em seu uso para tratar vários tipos de câncer. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s