3 CAFÉS DA MANHÃ SAUDÁVEIS QUE VOCÊ VAI ADORAR

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Todos sabem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas muitos não o colocam em prática. É verdade que, às vezes, a pressa e as nossas obrigações nos impedem de sentarmos calmamente e tomarmos os nutrientes adequados, mas devemos realizar um pequeno esforço. Que tal começarmos hoje com estas receitas fáceis?

Nossos cafés da manhã devem fornecer quase 25% da energia de que precisamos para enfrentar o dia. Devemos tomar os nutrientes certos para compensar a ausência de alimentos da noite anterior. Uma dieta saudável, variada e equilibrada pela manhã permitirá sair de casa com mais vigor e disposição. É preciso também eliminar a ideia de que jejuar é a melhor forma de emagrecer. Pelo contrário, com certeza, ao chegarmos ao meio-dia, encheremos a barriga para compensar a ansiedade, e isso não é saudável. Vejamos, então, algumas receitas simples para o café da manhã, um dos melhores momentos do dia.

TIGELA DE CEREAIS E FRUTAS VERMELHAS

Modo de Preparar:

• Pegar uma tigela ou copo grande. Colocar um punhado de flocos de aveia integral instantânea. Em seguida, acrescentar meia xícara de leite de soja ou água, conforme o gosto.

• Em seguida, acrescentar as frutas vermelhas: mirtilos, morangos, framboesas etc. Caso não possam ser encontradas ou forem muito caras, colocar ameixas ou maçã vermelha.

• Agora, acrescentar frutos secos, como dez uvas passas e duas nozes picadas.

• Comer devagar e mastigar bem.

Benefícios:

Este café da manhã fornecerá uma quantidade superlativa de fibras e antioxidantes. A fruta é uma ótima macronutriente, tão saudável quanto saborosa; a aveia, por sua vez, é uma fonte de carboidratos. As nozes contêm excelentes antioxidantes, como compostos fenólicos e resveratrol.

SANDUÍCHE INTEGRAL DE PEITO DE PERU E ABACATE

Modo de Preparar:

• Outro café da manhã variado e saudável é o que apresentamos agora. Um sanduíche de peru e um copo de suco de laranja.

• Em primeiro lugar, preparar o sanduíche, sempre com pão integral ou cereais integrais. Acrescentar uma fatia de presunto cozido ou peru (com menos gordura), uma colher de chá de azeite de oliva e alguns pedaços de abacate. A mistura é deliciosa. Pode-se também utilizar frango.

• Não se esquecer de preparar o suco de duas laranjas para esta refeição.

Benefícios:

Os grãos integrais deste sanduíche saciam por mais horas, fornecendo vitaminas, minerais e proteínas. Além disso, o abacate é rico em vitamina E, que reduz o colesterol e facilita a absorção de todos os nutrientes desta refeição matinal, incluindo os excelentes antioxidantes do suco de laranja. É uma opção muito saudável.

SALADA DE FRUTAS, TORRADAS COM MEL E CHÁ BRANCO

Modo de Preparar:

• Pode parecer muito à primeira vista, mas não é. Este tipo de café da manhã fornecerá excelentes antioxidantes e vitaminas. Preparar uma tigela grande, onde serão acrescentados os pedaços de fruta.

• Sem dúvida, os ingredientes ideais para esta refeição seriam: um pequeno kiwi, uma pequena maçã, cinco uvas e dois morangos. A chave está na variedade e no aproveitamento dos benefícios dessas frutas essenciais.

• Em seguida, preparar a torrada. Derramar uma ou duas colheres de chá de mel na torrada, que deve ser integral e não muito grande.

• Agora, preparar o chá branco. Esse chá é ainda mais saudável do que o chá verde, e é por isso que o recomendamos. É encontrado em lojas de produtos naturais, é muito apreciado e muito benéfico. Ferver em uma xícara com água e deixar descansar por 5 minutos.

Benefícios:

É uma opção muito apropriada para o café da manhã, que trará os benefícios das frutas mais saudáveis, as que mais antioxidantes têm e que mais cuidarão da saúde. Por sua vez, o mel é um excelente antisséptico, cicatrizante e fortalecedor do sistema imunológico que não deve ser dispensado. O chá branco é um aliado mais que maravilhoso e combate os radicais livres, porque, como já dissemos antes, é ainda mais poderoso do que o chá verde.

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