REMÉDIOS NATURAIS E HÁBITOS NUTRICIONAIS PARA CONTROLAR A HIPERTENSÃO

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A hipertensão arterial é uma calamidade das últimas décadas, principalmente em populações ocidentais, com estilo de vida inadequado para poder controlar-la (sedentarismo e má alimentação).

A hipertensão em si é um problema, mas principalmente pelo impacto direto que tem sobre o resto do corpo. Por quê? Porque uma vez que o sangue circule ao longo dos órgãos (coração, rins) e das artérias dos braços e pernas com uma pressão maior que a normal pode causar-lhes danos severos.

Imagine um tubo por onde a água circule a uma maior pressão e intensidade do que o sistema está preparado para suportar.

Embora seja verdade que o tratamento farmacológico atualmente é necessário para controlar uma série de hipertensões não controladas (chamadas “hipertensões essenciais”), causadas por problemas na produção de substâncias necessárias para seu equilíbrio, existem outros tipos de hipertensão devido a má conduta no que diz respeito ao nosso corpo.

Este é o nosso campo de batalha. Apresentaremos uma série de padrões alimentares e nutricionais que combinados com alguns remédios naturais muito eficazes, permitirão combater e regular a nossa pressão arterial alta.

Primeiro passo: Em que vamos controlar nossa alimentação?
 
A maçã é hipotensor, o que a torna uma aliada na redução da pressão arterial em casos de hipertensão.
 
Normas gerais necessárias para incluir em nossa rotina de alimentação diária:

Uma proporção crescente de cálcio na dieta.
Um aumento na ingestão de potássio.
Reduzir o consumo de sal.
Reduzir o consumo de álcool (recentemente foi demonstrado que não há razões para acreditar que um consumo moderado de vinho possa proteger ou reduzir a pressão arterial)
Controlar a dieta é essencial: especialmente em pacientes com sobrepeso ou obesos. Para isso temos de optar por dietas de baixa caloria (hipocalóricas):
Eliminar doces, cremes, produtos de panificação, biscoitos, molhos.
Reduzir as gorduras saturadas (carnes, carnes gordas, queijos gordurosos ou curado, creme ou leite integral)
Consumir mais legumes, frutas e cereais. Dar preferência a produtos integrais (ricos em fibras e alimentos com baixo teor de açúcar)
Consumir 30 a 40 ml de azeite de oliva por dia (ou de óleo de semente de Moringa, em menor quantidade, mais difícil de encontrar e mais caro)
Perda de peso. Reduz a pressão arterial (reduz-se um ponto por quilo reduzido) , e reduz a necessidade de medicação em pacientes hipertensos sob tratamento farmacológico.
 
Como aumentar o consumo de cálcio?
 
O brócolis é rico em vitamina C e fibras alimentares e também contém vários nutrientes com propriedades anticancerígenas potentes.
 
Considerando que não nos interesse ganhar peso ou gordura, vamos nos concentrar no consumo de:

Verduras e hortaliças: espinafre, couve, cebola, agrião, acelga, nabo, brócolis, moringa. É interessante lembrar que a Moringa (folhas ou óleo da semente) fornece um nível de cálcio de cerca de 4 vezes maior do que o leite.
Leguminosas: feijão branco, grão de bico e lentilhas.
 
Como aumentar o consumo de potássio?
 
As bananas são ricas em fibras, carboidratos, potássio, vitamina A, vitamina C e triptófano
Devemos consumir pelo menos 2-3 porções de frutas (banana) por dia para otimizar a nossa pressão arterial. Mas também o consumo de Moringa oleifera fornece conteúdo de potássio 3 vezes maior do que a banana.

Segundo passo: Que remédios naturais consumir? E em que quantidade?
 
Consumir azeite ajuda a regular a hipertensão e outros problemas de saúde.
Entre os remédios naturais que podem ser utilizados para manter o controle da pressão sanguínea encontram-se os seguintes:

No mundo ocidental, a oliveira é conhecida por sua ação anti-hipertensiva,  o seu azeite é de consumo altamente recomendado. As folhas podem ser preparadas para cozinhar ou consumidas em pó em cápsulas. A dose de consumo do azeite varia em função da qualidade do mesmo.
Na medicina indiana (medicina tradicional e Ayurveda ) utiliza-se muito o óleo de semente de moringa, semelhante ao azeite de oliva ou ainda superior. Como no azeite de oliva, o consumo desse óleo é de dose variável, dependendo da qualidade .
O alho além de reduzir o colesterol no sangue, dilata as artérias (imagine que os nossos “tubos” expandem sua capacidade) e previne a formação de trombos nos mesmos, reduzindo assim a hipertensão. É melhor consumido cru. A dose indicada é um dente de alho cru por dia. Você também pode tomar cápsulas de alho.
Ginkgo biloba é um potente vasodilatador, tornando-o você terá um dos melhores remédios para melhorar a circulação sanguínea. Também inibe a deposição de plaquetas nas artérias, fazendo com que o sangue flua mais suavemente. A dose habitual é de cerca de 120 mg de extrato por dia, divididos em três doses .
Chá de espinheiro. Jogue uma xícara de água fervendo sobre 2 colheres de chá de flores de espinheiro branco e deixe descansar por 25 minutos. A dose apropriada: um copo três vezes por dia .
Podemos também usar a graviola. A dose recomendada é de 500 mg, uma ou duas vezes por dia.
 
Conclusão: a hipertensão, uma batalha com várias frentes
 
Finalmente, lembre-se de que temos muitos remédios naturais que nos ajudarão a reduzir a nossa pressão arterial, mas devemos combiná-los sabiamente com uma mudança em nosso estilo de vida.

Devemos deixar de ser completamente sedentário e passarmos a praticar alguma atividade física para controlar o nosso peso e promover a atividade cardio circulatória. O que isso significa? Que além da dieta devemos fazer exercícios leves regularmente, como caminhadas, ciclismo, etc.

A atividade física  incentivará o consumo calórico e de energia do nosso corpo, promovendo um aumento na secreção de determinados hormônios que ajudam a normalizar a nosso nível de pressão arterial e purificar o nosso sangue através do aumento da micção (diurese).

Deve-se considerar também que aqueles que estão sujeitos a terapia medicinal nunca devem remover esse tratamento, já que o tratamento natural ajuda, mas não substitui, em nenhum caso de hipertensão grave não controlada.

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