SINTOMAS E REMÉDIOS PARA O DÉFICIT EM VITAMINA B

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As vitaminas do complexo B são básicas para nosso corpo. Suas funções são tão importantes, que um pequeno déficit em seu equilíbrio frequentemente resulta em estados de fadiga, falta de energia e desmotivação. 

Pertencem, além disso, a um complexo vitamínico hidrossolúvel, o que significa que nosso corpo não pode armazená-las, ou seja, devem ser respostas diariamente por meio da alimentação, o que manterá nosso organismo em bom estado.

Formam parte de nosso metabolismo e são importantes porque seu déficit no corpo pode nos conduzir a temida fadiga crônica e a depressão. Neste artigo, te convidamos a conhecer melhor este complexo vitamínico.

Vitaminas B e seus benefícios
 
B 1 (Tiamina): Ajuda as células a criarem hidratos de carbono, é essencial para o funcionamento do coração e sistema nervoso.
B 2 (Riboflavina): Indispensável para produzir glóbulos vermelhos e obter energia.
B 3 (Niacina): Importante para o sistema digestivo, a pele e os nervos.Também contribui na energia corporal. É muito útil para nos ajudar a combater o colesterol.
B 5 (Ácido Pantotênico): Decompõe as gorduras e os hidratos de carbono.
B 6: Decompõe as proteínas. Protege nosso sistema imunológico e ajuda a produzir glóbulos vermelhos. Seu déficit produz anemia.
B 7 (Biotina): Decompõe hidratos de carbono.
B 12: Esta vitamina é a única que se pode armazenar, e isso ocorre no fígado. Dispor de um bom estoque de B 12 supõe-se ajudar a criar glóbulos vermelhos e a cuidar do sistema nervoso central.
Ácido Fólico: Nos ajuda a criar células novas, e não apenas isso, nos previne do câncer de mama e câncer de cólon, e é fundamental, além disso, para mulheres em idade fértil.
 
Sintomas do déficit de vitaminas B
 
A falta das vitaminas B 1, B 6 e B 12 provoca depressão, fadiga e perda da massa muscular em pessoas acima de 50 anos.

A deficiência de vitamina B 12 resulta em sarcopenia, um transtorno caracterizado pela diminuição de massa muscular, emagrecimento e fragilidade.
As pessoas diabéticas e hipertensas costumam apresentar um baixo nível de complexo vitamínico B, já que não os absorvem corretamente.
Um déficit acentuado de vitamina B resulta, além disso, em depressões, uma redução nas defesas e, portanto, maior risco de contrair infecções e doenças.  
 
Aonde podemos encontrar as Vitaminas B?
 
Alimentos de origem animal

Fígado de pato, de boi , de porco…
Carne de boi, de porco, aves, presunto…
Peixes: sardinhas, salmão, atum, cavalinha…
Na gema do ovo.
Iogurtes e queijos.
Na levedura de cerveja.
 
Alimentos de origem vegetal

Cereais integrais: aveia, milho, cevada, trigo…
Frutos secos: nozes, pistache, amêndoa, castanha e amendoim.
Frutas: abacate, laranja, maçã, morango, melancia, manga, uva…
Legumes: soja, ervilha, grão-de-bico, feijão…
Verduras e hortaliças: batata, batata doce, couve de Bruxelas, espinafre, alho, tomate…
Sementes: sementes de abóbora, semente de linhaça e gergelim.
Cogumelos: Entre os cogumelos destaca-se sobre tudo o shitake como fonte indispensável de Vitamina B.

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