O QUE SE DEVE FAZER EM CASO DE CÂIMBRAS

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As câimbras são dolorosos espasmos musculares involuntários que normalmente ocorrem durante o exercício pesado ou pela deficiência de minerais no organismo. As câimbras podem acontecer em qualquer grupo muscular envolvido no exercício, porém os músculos mais afetados incluem os de suas panturrilhas, braços, parede abdominal e nas costas.

Se você suspeitar de câimbras siga estes passos:

Descanse brevemente, massageie e alongue os músculos envolvidos.
Beba uma bebida eletrolítica como (Maraton ou Gatorade);
Aplique calor no local. O calor ajuda a musculatura a relaxar mais rapidamente;
Não retome a atividade extenuante por várias horas após a câimbra desaparecer;
Chame seu médico se os espasmos não desaparecem dentro de uma hora ou mais;
Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar:

Deficiência de sódio, potássio ou magnésio na corrente sanguínea;
Acumulo de ácido lático ou cetona nos músculos durante o exercício físico;
Gravidez;
Anemia;
Desidratação;
Doenças metabólicas como Diabetes, Hipotiroidismo, alcoolismo, hipoglicemia;
Doenças neurológicas como Mal de Parkinson e doença do neurônio motor;
Varizes;
Hemodiálise;
Cirrose;
Permanecer muito tempo sentado ou deitado numa posição inadequada;
Miopatia;
Prevenção:

Câimbras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises:

Para se evitar a câimbra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para indivíduos sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço. Se possível, evite exercícios físicos em dias muito quentes.

Pessoas sedentárias costumam ter mais câimbras, por isso, manter-se ativo costuma ser uma boa solução para preveni-las.

Nos pacientes com câimbras noturnas nas pernas, recomenda-se um programa de alongamento de 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo.

Os alongamentos parecem ser o melhor método para prevenir câimbras, principalmente quando estas ocorrem nas pernas. É importante salientar que não vai ser de um dia para o outro que o alongamento trará resultados. É preciso, pelo menos, algumas semanas com alongamentos diários para o músculo ter mais resistência às contrações involuntárias.

Outra opção para os pacientes sedentários com câimbras noturnas é praticar bicicleta ergométrica por alguns minutos antes de dormir. Deixar o lençol solto, sem prendê-lo na cama também ajuda porque mantém os pés livres. O lençol preso pode ficar forçando a flexão ou extensão dos pés, favorecendo a ocorrência das contrações involuntárias.

Hidratar-se corretamente, bebendo cerca de 2 litros de água por dia. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade.

Alimentação balanceada. Inclua frutas e verduras na sua dieta habitual. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento não só dos músculos, mas de todo o organismo.

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