TENDINITE

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Como tratar a tendinite naturalmente

A tendinite é basicamente uma inflamação ou inchaço de um tendão, estruturas fibrosas de nosso corpo que une os músculos com os ossos.

A tendinite é bastante dolorosa que dificulta bastante nossa atividade diária e, ainda que na maioria das vezes esteja associada a uma lesão ou a uma sobrecarga, também pode aparecer à medida que ficamos mais velhos: os tendões vão perdendo a elasticidade original e aparecem também degenerações chamadas “tendinoses”.
 
Onde aparece a tendinite?
 
Por ser uma estrutura tão básica em nosso corpo e cumprir a importante função de unir o músculo com o osso, a tendinite pode aparecer em qualquer estrutura, mas ela aparece mais comumente nas seguintes partes:

Cotovelo
Calcanhar (tendinite aquileana)
Punho
Ombro
 
Causas
 
Golpes ou lesões que afetam diretamente o tendão.
Golpes ou lesões pequenas que ao acontecerem muitas vezes por uma determinada atividade causam uma lesão.
Trabalho excessivo em uma determinada parte de nosso corpo até produzir uma sobrecarga.
Alguma infecção.
Doenças reumáticas, e inclusive a diabetes.
A idade, onde o tendão perde a elasticidade necessária.
 
Sintomas
 
Dor e inflamação em uma zona determinada, sobretudo ao tentar fazer um alongamento.
Dor excessiva durante a noite.
Às vezes esta dor pode ser confundida por uma entorse, ou quebra de um osso.
 
O médico será a pessoa que determinará o diagnóstico preciso e o melhor tratamento. Há testes específicos para discriminar com exatidão se o que temos é uma tendinite, mas sempre é bom saber prevenir determinadas doenças e inclusive lesões que mais tarde acabarão prejudicando nossa qualidade de vida.

A seguir, oferecemos simples métodos para tratar a tendinite, técnicas que aliviam a dor e de algum modo, nutrem seu organismo com o fim de manter seus tendões fortes e elásticos.

Tratamento exterior da tendinite
 
1. Repouso do membro afetado

É importante que a parte inflamada de nosso corpo, seja o ombro, o pulso ou o calcanhar esteja imobilizado por alguns dias a fim de que o movimento não afete o tendão lesionado. Ás vezes os médicos podem aplicar o gesso, mas não é necessário se nos mantivermos em repouso e sem realizar atividade alguma que possa aumentar a lesão.

2. Aplicação de frio e calor

As bolsas com gelo são ótimas para reduzir a inflamação, assim como alternar as compressas frias com compressas quentes (sem que cheguem a queimar) sobre a superfície afetada. Você pode também fazer infusões de camomila e aplicar emplastros com ela. A camomila é muito boa para diminuir a inflamação.

3. Aloe Vera

Excelente regenerador, a aloe vera alivia a inflamação e é ideal para a tendinite. Você pode colher duas ou três folhas da planta, extrair seu suco e misturar com meio copo de água quente até conseguir uma espécie de mingau mole. Coloque a mistura obtida em uma compressa e em seguida aplique na zona onde está a tendinite e cubra com uma bandagem.

4. Banhos com sal e vinagre

Esquente água e coloque no recipiente sal grosso e um copo de vinagre. Submerja a zona afetada no recipiente durante 15 ou 20 minutos. Pode repeti-lo três vezes ao dia. Pouco a pouco notará alívio.

5. Massagens com álcool de alecrim:

O alecrim possui grandes qualidades para desinflamar, atuando também como antirreumático, antisséptico, cardiotônico, etc. Podemos então elaborar um tônico a partir de 25 gramas de alecrim. Ponha o alecrim no interior de uma garrafa escura e hermeticamente fechada, misture com 250 mL de álcool etílico. Deixe em repouso uma semana, depois coa o líquido. O líquido obtido é um excelente tônico para massagear a zona afeta com a tendinite.

Tratamento interno da tendinite
 
Salgueiro

Atua como aspirina. Você pode usar 2 gramas do caule seco de salgueiro para fazer uma infusão com um copo de água. Consumir uma xícara ao dia é suficiente (não consumir se for alérgico a aspirina).

Equinácea

Potente anti-inflamatório e ideal para tratar lesões musculares e dos tendões. Podemos tomar a infusão da Equinácea: uma colherada da planta seca com um copo de água. (Tome até 2 xícaras por dia).

Alimentos ricos em magnésio e silício

Estes compostos são excelentes facilitadores da regeneração dos músculos e tendões, e podem ser encontrados nas amêndoas, na soja, no espinafre, na alface, no aspargo, etc.

Abacaxi

Maravilhosa fruta para evitar a inflamação dos tendões. É muito comum na dieta de atletas para evitar lesões e suavizar dores musculares. Seria muito bom se introduzíssemos o abacaxi em nossas saladas, e se possível misturar com pedaços de mamão, pois essa combinação é perfeita e adequada para tratar tendinite.

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